CRERAL TELECOM

Notícias

TERÇA-FEIRA, 16 DE JULHO DE 2019

Internet da Creral chega em mais 14 comunidades rurais

O projeto inaugurado atenderá inicialmente 69 famílias e 14 telecentros comunitários

A Creral entregou no dia 18/05 o serviço de internet via fibra ótica para mais 14 comunidades rurais localizadas nas encostas dos rios Ligeiro e Peixe, nos municípios de Sananduva e Floriano Peixoto. 

A solenidade foi realizada na comunidade Mão Curta, Sananduva, e faz parte do projeto Internet Rural criado pela cooperativa para atender as famílias rurais num processo de inclusão social. O projeto inaugurado atenderá inicialmente 69 famílias e 14 telecentros comunitários.

Cada telecentro contará com sinal de internet livre para o uso dos moradores, uma parceria que contou com o apoio das prefeituras de Sananduva e Floriano Peixoto, do Sicredi e da Cresol. Em seu pronunciamento o diretor da Creral, Edilson Guzzo, disse que até chegar as comunidades o projeto foi desafiador.

“Desde a fase de projeto, reuniões com os associados e construção levou um ano para ser concluído. Devido a geografia do terreno e a distância foi necessário instalar uma central de distribuição do sinal e a construção de 45 km de rede de fibra ótica, mais a colocação de uma centena de postes, numa região de morros e rios”, explicou Guzzo durante o evento. 

O valor investido foi de R$ 250 mil, sendo que teve participação financeira dos associados, da Creral Energia, das prefeituras de Sananduva e Floriano Peixoto, do Sicredi Altos da Serra e da Cresol Sananduva. O projeto inaugurado vai beneficiar as comunidades: Nossa Senhora de Lurdes, São Jorge, Santa Gema, Sasso, São Paulo da Cruz, Mão Curta, Batata, Betânia, Navegantes, Anita Garibaldi, Rio Ligeiro Alto, Rio Ligeiro Baixo, Jacutinga e São Lourenço.

Atualmente entre urbanos e rurais a Creral atende 17 mil clientes. Desde 2014 quando começou a atuar com telecom a cooperativa já levou fibra ótica para mais de mil famílias rurais em 103 comunidades de 20 municípios.

Compartilhe: